sábado, 26 de setembro de 2009

A 21 de Novembro a FNA vai a votos

Deixo aqui a mensagem da Comissão Eleitoral Nacional

Caros Associados
Prezados Irmãos Escuteiros,

Chegámos a mais uma etapa deste processo eleitoral.
Agora é a vez de vos apresentar as listas candidatas aos órgãos nacionais. Infelizmente apenas vos apresento uma lista candidata à Direcção Nacional e outra candidata à Comissão Fiscalizadora. Havia uma lista para a Mesa do Conselho Nacional mas com irregularidades. Ainda esperei algum tempo tentando resolver esta lacuna, mas a disponibilidade dos nossos associados não parece ser a melhor.A vivência e a resolução das actuais necessidades serão sentidas se participarmos no Conselho Nacional. Tenham especial atenção que, se porventura, um associado à última da hora não puder participar e estiver inscrito, deve delegar o seu voto por escrito a quem o substitua. Caso contrário será um voto a menos para o núcleo. Três votos a cada núcleo e um apenas a cada associado.Esperamos ter um Conselho Nacional concorrido para que possamos preencher o vazio deixado pela falta de adesão ao processo eleitoral. Em anexo enviamos as listas com a identificação dos Irmãos Escutas que se propõem gerir a FNA.A elaboração dos cadernos eleitorais será no dia 7 de Outubro e a sua rectificação e final de reclamações terá lugar no dia 6 de Novembro, conforme o artigo 10º do Regulamento Eleitoral.
Com a esperança de vos encontrar em Fátima no próximo dia 21 de Novembro,
Boa Caça
António Pinheiro

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Celebração de Acção de Graças pela canonização de S. Nuno de Santa Maria


O CNE promove no Domingo, dia 8 de Novembro de 2009, uma Celebração de Acção de Graças pela canonização de S. Nuno de Santa Maria. O programa consiste na Eucaristia, pelas 11h00, em frente ao Mosteiro da Batalha, seguindo-se uma caminhada até ao Campo de S. Jorge, onde terá lugar a encenação de um Auto de S. Nuno, e almoço no local.
A concentração será a partir das 09h30.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Núcleo vai estar no Rally Centro de Portugal 09

O Núcleo da FNA e o Agrupamento 36 - CNE, vão colaborar com a organização
do Rally Centro de Portugal - edição 2009.
Vamos estar no dia 18, na Super Especial da Marinha Grande.

sábado, 12 de setembro de 2009

Os novos dirigentes do Agr36-CNE e do Núcleo da FNA da Marinha Grande

Paula Sobreira - Pedro Fonseca
A nova Chefe do Agrup. 36 - CNE e o novo Presidente do Núcleo da FNA
da Marinha Grande

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

11 de Setembro - Arranque do Ano Escutista 2009 - 2010

No próximo dia 11 de Setembro é abertura oficial do ano escutista na Marinha Grande
Agrupamento 36 do CNE e o Núcleo da FNA vão fazer as suas
passagens e apresentações das novas direcções.

domingo, 6 de setembro de 2009

O Núcleo da Marinha Grande tem nova direcção

Foi eleita na passada sexta-feira, dia 4 de Setembro,
a nova direcção do Núcleo da Marinha Grande
para o triénio de 2009 - 2012.
A equipa
Presidente - Pedro António Correia da Fonseca
Vice-Presidente - João Luís Cardos Sobreira
Secretários - António José Marques dos Santos e Manuel Luís Mateus de Figueiredo

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Adere aos Escuteiros do Mundo na netlog


ESCUTEIROS DO MUNDO
A bolota é o simbolo do nascimento do Escutismo no Mundo, ainda hoje se pergunta como é possivel uma pequena semente dar uma árvore tão grande, forte e até duma madeira fantástica, assim se simboliza o nascimento do escutismo, e podemos de igual forma simbolizar com esta modesta imagem o nosso Clã. És a partir de agora um membro, que pode ajudar a crescer ainda mais, seja este movimento, seja o espirito solidário e de proteção da Natureza,
MELHORAR ESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS
Não somos muitos neste momento, mas podemos ser muitos mais basta que cada um de nós divulgue este Clã, ao contrário de outros Clãs, o nosso é aberto, pode ser visitado (cuscado como se diz na giria virtual). Não precisam de ser escuteiros os membros deste Clã, basta que sejam sensiveis aos problemas da natureza e da solidariedade, por isso podes partilhar este Clã com os teus amigos. Nunca será demais pedir a todos que respeitem acima de tudo o código de conduta da Netlog em todos os sentidos. Vamos deixar também cada vez que desligarmos o PC, este mundo virtual um pouco melhor do que o encontramos, pautando-nos pelo respeito.
UMA PEQUENA HISTÓRIA SOBRE O ESCUTISMO NO MUNDO
O Escutismo Nasceu no Mundo no já longinquo ano de 1907 num pequeno Acampamento com 20 rapazes, com o intuito de tirar os Jovens dos maus vicios e colocá-los a trabalhar em pequenos grupos, tornando-os independentes e dando-lhe uma formação integral. Este Acampamento aconteceu na Ilha de Brownsea, por Baden Powell fundar do Escutismo Mundial.
O ESCUTISMO EM PORTUGAL
O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.
Os últimos quinze anos ficam marcados por uma grande expansão do Escutismo e aumento dos efectivos, em todo o continente e regiões autónomas. Novas áreas são desenvolvidas. A do ambiente com a inauguração em 1988, do Centro Nacional de Formação Ambiental, em S. Jacinto, com toda a gama das mais diversas campanhas, onde se destaca a de \\\"Um Milhão de Árvores\\\" Campanhas como a do calendário escutista, a do seguro escuta, a da sede própria e outras vêem, concretizar o nosso património. Encontros Nacionais, Peregrinaçoes e Acampamentos Nacionais sendo que o último bateu todos os recordes com a presença de 12 000 Escuteiros em Idanha a Nova.
Ao comemorar o Centenário do Escutismo do Mundo em 2007, o CNE, além de realizar a peregrinação de Escuteiros em Fátima com apresença de cerca de 30 000 escuteiros de todo o País e Ilhas, realizou de seguida o Acampamento Nacional no Campo Nacional de Idanha a Nova, com a presença de cerca de 12 000 Escuteiros, do País e Ilhas incluindo de Hong Kong, Belgica, Espanha, Macau e França.
Hoje o Escutismo em Portugal é a maior associação Nacional com cerca de 70 000 Escuteiros, em todas as Regiões com 1 300 Agrupamentos.
ESCUTISMO, UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS.

O Núcleo da Marinha Grande vai a votos dia 04Set.

Dia 04 de Setembro o Núcleo da Marinha Grande vai eleger
uma nova direcção para o triénio de 2009 - 2012.
Todos os associados estão convocados a participar no Concelho de Núcleo agendado para a noite da próxima sexta-feira, pelas 21h30, na sala do Núcleo da FNA.
A presença de todos é de vital importância.
Vamos fazer uma reflexão do ano escutista que terminou com o ACANAC09,
falar sobre o JOTA/JOTI de 2009, analisar o calendário de actividades do Agrup.36 - CNE,
balanço do Iº GP de Carros de Madeira e Ferro, outros assuntos de interesse geral,
apresentação da nova equipa directiva, suas propostas, eleição e tomada de posse.