terça-feira, 1 de setembro de 2009

Adere aos Escuteiros do Mundo na netlog


ESCUTEIROS DO MUNDO
A bolota é o simbolo do nascimento do Escutismo no Mundo, ainda hoje se pergunta como é possivel uma pequena semente dar uma árvore tão grande, forte e até duma madeira fantástica, assim se simboliza o nascimento do escutismo, e podemos de igual forma simbolizar com esta modesta imagem o nosso Clã. És a partir de agora um membro, que pode ajudar a crescer ainda mais, seja este movimento, seja o espirito solidário e de proteção da Natureza,
MELHORAR ESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS
Não somos muitos neste momento, mas podemos ser muitos mais basta que cada um de nós divulgue este Clã, ao contrário de outros Clãs, o nosso é aberto, pode ser visitado (cuscado como se diz na giria virtual). Não precisam de ser escuteiros os membros deste Clã, basta que sejam sensiveis aos problemas da natureza e da solidariedade, por isso podes partilhar este Clã com os teus amigos. Nunca será demais pedir a todos que respeitem acima de tudo o código de conduta da Netlog em todos os sentidos. Vamos deixar também cada vez que desligarmos o PC, este mundo virtual um pouco melhor do que o encontramos, pautando-nos pelo respeito.
UMA PEQUENA HISTÓRIA SOBRE O ESCUTISMO NO MUNDO
O Escutismo Nasceu no Mundo no já longinquo ano de 1907 num pequeno Acampamento com 20 rapazes, com o intuito de tirar os Jovens dos maus vicios e colocá-los a trabalhar em pequenos grupos, tornando-os independentes e dando-lhe uma formação integral. Este Acampamento aconteceu na Ilha de Brownsea, por Baden Powell fundar do Escutismo Mundial.
O ESCUTISMO EM PORTUGAL
O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.
Os últimos quinze anos ficam marcados por uma grande expansão do Escutismo e aumento dos efectivos, em todo o continente e regiões autónomas. Novas áreas são desenvolvidas. A do ambiente com a inauguração em 1988, do Centro Nacional de Formação Ambiental, em S. Jacinto, com toda a gama das mais diversas campanhas, onde se destaca a de \\\"Um Milhão de Árvores\\\" Campanhas como a do calendário escutista, a do seguro escuta, a da sede própria e outras vêem, concretizar o nosso património. Encontros Nacionais, Peregrinaçoes e Acampamentos Nacionais sendo que o último bateu todos os recordes com a presença de 12 000 Escuteiros em Idanha a Nova.
Ao comemorar o Centenário do Escutismo do Mundo em 2007, o CNE, além de realizar a peregrinação de Escuteiros em Fátima com apresença de cerca de 30 000 escuteiros de todo o País e Ilhas, realizou de seguida o Acampamento Nacional no Campo Nacional de Idanha a Nova, com a presença de cerca de 12 000 Escuteiros, do País e Ilhas incluindo de Hong Kong, Belgica, Espanha, Macau e França.
Hoje o Escutismo em Portugal é a maior associação Nacional com cerca de 70 000 Escuteiros, em todas as Regiões com 1 300 Agrupamentos.
ESCUTISMO, UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário