sábado, 20 de março de 2010

Não há razãos para gerir mal os resíduos

A ministra do Ambiente considerou este sábado que o País já não tem razão para gerir mal os resíduos, prometendo tantas ações de sensibilização como as que forem necessárias para que se evite a sua deposição incorreta.
«Já não temos razão para gerir mal os resíduos, porque nós temos infra-estruturas, temos sistemas para gerir bem os resíduos», afirmou Dulce Pássaro, que esta manhã participou na iniciativa «Limpar Portugal», no Pinhal do Rei, na Marinha Grande.
A governante, que se fez acompanhar por alunos, pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e outras entidades, recolheu lixo com o cuidado de deixar na floresta os resíduos biodegradáveis, mas colocando num saco o que «agride» o ambiente. Assumindo que «já tinha noção» da quantidade de lixo despejada em pinhais e noutros espaços, Dulce Pássaro afirmou sentir-se incomodada com a falta de civismo.
Acho que temos um caminho a fazer», declarou, considerando o movimento cívico «Limpar Portugal» como um «contributo fundamental» para a sensibilização. Para a ministra, «os jovens já estão sensibilizados», admitindo mesmo que serão os que «têm menos responsabilidade» nestes casos. «É com eles que nós contamos para que efetivamente estejam atentos, mesmo em casa e no desenvolvimento de várias actividades, que contribuam para que nós possamos gerir bem os resíduos», disse a ministra do Ambiente.
Questionada se deveria haver mais sensibilização, a responsável afirmou que quer os sistemas de gestão de resíduos como as autarquias têm apostado neste trabalho, mas prometeu fazer «sensibilizações tantas vezes quantas se justificarem até constatarmos a diminuição deste tipo de situações».
«Em determinadas zonas do nosso País, onde foram colocadas quantidades significativas de resíduos fora dos locais adequados, as Câmaras Municipais - sem haver grandes oportunidades de mediatização - fazem um grande trabalho para reparar este tipo situações e depois enviar os resíduos para os sistemas de tratamento», observou. «Não se pense que não se tem feito trabalho», acrescentou, referindo que «isto não é uma tarefa para o ministério sozinho desenvolver com a magnitude que tem».
Dulce Pássaro disse ainda que a iniciativa «Limpar Portugal» deve envolver todos, justificando a escolha da mata nacional de Leiria por ser «um lugar emblemático», onde o rei D. Dinis iniciou um trabalho de preservação ambiental, que deve ter continuidade.
No terreno enviou via rádio uma mensagem a todos os voluntários pelo empenhamento demonstrado neste dia L.

Sem comentários:

Enviar um comentário