sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nomeado o novo Reitor do Santuário de Fátima

Nomeado reitor para o centenário
O padre Carlos Cabecinhas é o novo reitor do Santuário de Fátima, substituindo no cargo o padre Virgílio Antunes, que há oito dias foi nomeado bispo de Coimbra.

Carlos Cabecinhas tem 40 anos e é natural de Leiria. Doutorado em Liturgia, trabalha há quase um ano como capelão da Pastoral Litúrgica no Santuário de Fátima. É um dos maiores especialistas nacionais em Liturgia, tendo sido o director nacional das celebrações pontifícias na visita do Papa a Portugal.

O bispo de Leiria--Fátima, D. António Marto, diz que se trata de "um padre dotado de grande riqueza humana, pastor de excepção e intelectual raro", sublinhando que "o Santuário, os peregrinos e a Igreja vão ficar muito bem servidos".

De resto, o prelado espera que o novo reitor cumpra um mandato "de pelo menos seis anos", concretizando o programa das comemorações do centenário das Aparições, cujas linhas essenciais foram já traçadas pelo anterior reitor.

"Espero que não andemos sempre em mudanças e que vivamos agora um largo período de estabilidade. O Santuário vive um momento alto e o centenário é algo mais do que simbólico", disse D. António Marto.

O novo reitor, que ontem se encontrava em Roma, manifestou-se "orgulhoso" por ter sido o escolhido "para tão importante missão. O padre Carlos Cabecinhas toma posse no próximo dia 11 de Junho, numa missa agendada para a Igreja da Santíssima Trindade.

Sem comentários:

Enviar um comentário