quinta-feira, 28 de novembro de 2013

1º CURSO DE FORMAÇÃO DA AEG (Comité Português da Amizade dos Antigos Escuteiros e Guias)

 
No passado dia 23 de Novembro, realizou-se o 1º Curso de Formação do Comité português da Amizade dos Antigos Escuteiros e Guias (AEG), no Seminário da Torre da Aguilhe em São Domingos de Rana. 
 
A AEG é a entidade que representa conjuntamente as Associações no âmbito Internacional e especialmente perante a ISGF-International Scout and Guid Fellowship que é a Fraternidade Internacional de Escuteiros e Guias Adultos. Fundada em 7 de Julho de 1992 pela Associação das Antigas Guias (AAG) e pela Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal (FAEP), passando a partir de 19 de Janeiro de 2003, a integrar também a Fraternidade de Nuno Álvares (FNA).
Presentes no curso, todas as associações que aproveitaram para confraternizar, trocar experiências e principalmente para adquirir um conhecimento mais aprofundado das suas congéneres.  
 
Os módulos do curso foram os seguintes:
- As Associações em Portugal de Escutismo/Guidismo para a idade adulta;
- A ISGF (Percurso, fins e princípios);
- A AEG (Percurso, fins e princípios);
- Escutismo/Guidismo para a idade adulta (valores, finalidades e método);
- Recrutamento (Como recrutar adultos?);
- A Formação de adultos;
- Atividades conjuntas no seio da AEG.
 
O staff deste curso foi composto pela Sara Rocha, Mariano Garcia e Rui Macedo da Fraternal; Ana Rodrigues da AAG; pelo Presidente Jorge Caria e Vice-Presidente Manuel Tomás da FNA.
 
No final todos foram unânimes em afirmar que estes encontros se deviam realizar de forma periódica e se possível realizar ações conjuntas. A palavra "Servir" é denominador comum entre as três associações, por isso, não nos podemos acomodar num mundo que encerra o Homem no desespero. O Escutismo, hoje, é transformar o mundo. E nós Escuteiros Adultos devemos ser o motor dessa transformação.
O Núcleo da Marinha Grande esteve representado pelos nossos Irmãos Fraternos, António Cardoso e Margarida Barosa, ambos do Quadro Nacional de Diretores de Formação da FNA.


Sem comentários:

Enviar um comentário