segunda-feira, 5 de maio de 2014

FORMAÇÃO - 1º CURSO BASE DA FNA


Na área Centro na Marinha Grande levou-se a efeito no dia 4 de maio de 2014, na Sede do Núcleo, uma ação de Formação onde foi realizado o 1º Curso Base da FNA.
 
Mais de 25 associados da FNA dos Núcleos da Marinha Grande, Palheira e Mortágua da Região de Coimbra e Teixoso da Região da Guarda, participaram.
 
Realizado e Coordenado este Curso pela Equipa de Formação da FNA da área Centro, foi Diretora de Curso, Margarida Barosa e os Formadores Filipe Relvão, Pedro Fonseca e Francisco Matos, tendo ainda a presença do Vice-Presidente da Direção Nacional, Manuel Tomás e dos Secretários da Direção Nacional da Formação, António Cardoso, da Expansão, Domingos Leal do Paço e o Secretário Internacional, António Fontinha, também todos Diretores da Formação da FNA.
 
Tivemos ainda a presença do nosso Assistente Nacional, Pe. Joaquim da Nazaré Domingos, que no final dos trabalhos da manhã nos propocionou um bom momente de Oração com a Celebração Eucaristica que teve lugar no pópria sala de trabalho depois de adaptada para o efeito.
 
O Curso Base foi concebido, tendo em conta aquilo que um Escuteiro Adulto deve saber, fazer e demonstrá-lo, quando para isso for chamado, tanto perante os irmãos Fraternos como de outros Escuteiros, assim como da sociedade em geral.
 
O Curso Base foi constituido pelos seguintes módulos que repartimos entre a manhã e a tarde, a saber:
 
1.º Módulo – Finalidades do Escutismo Adulto
2.º Módulo – Estrutura e Organização da FNA
3.º Módulo – Mística e Simbologia da FNA
4.º Módulo – Valores da Lei, Princípios e Promessa
5.º Módulo – Técnicas de Comunicação
6.º Módulo – Vida de Núcleo 
 
Momento alto de grande convívio e troca de experiências foi o almoço partilhado por todos os presentes com as especialidades de cada região, assim fazendo Fraternidade.
 
No final foi feita a avaliação do Curso, seguido do encerramento em que tivemos o prazer de ser feita uma oração final com a presença do Assistente do Núcleo e do Agrupamento do CNE Pe. Armindo Ferreira.
 
Toda a FNA está de certo no caminho para o crescimento sustentado no seu efetivo com uma Formação adaptada para uma Associação de Escutismo Adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário